Apisto Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Apisto Brasil

Grupo Brasileiro de discussões sobre criação de ciclídeos anões sul-americanos
 
InícioInício  InícioInício  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


 

 Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros

Ir para baixo 
3 participantes

Você gostaria de abrir a galeria do forum para a contribuição de todos os membros?
SIM
Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros Vote_lcap83%Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros Vote_rcap
 83% [ 5 ]
NÃO
Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros Vote_lcap17%Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros Vote_rcap
 17% [ 1 ]
Total de votos : 6
 

AutorMensagem
thiagomatosprado
Membro
thiagomatosprado


Número de Mensagens : 21
Idade : 38
Localização : Salvador/BA
Data de inscrição : 11/05/2008

Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros Empty
MensagemAssunto: Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros   Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros EmptySáb maio 24 2008, 21:38

Em minha opnião, se forem estabelecidas regras e cada um que contribuisse ordenasse seu comentário, colocasse a bibliografia etc deixaria esse forum imensamente mais rico e sem bagunça. A visão de apenas uma pessoa não pode ser universal, é infinitamente preferível informações de várias fontes... isso ajudará a criação de todos os membros, até pq cada caso é único, promoveria debates interessantes a respeito das espécies, etc.
Por fim, se mesmo assim ficar desorganizado, é para isso que existe moderadores.. p reordenar os tópicos, apagar os repetidos e desnecessários..
votem apistomaniacos Surprised
Ir para o topo Ir para baixo
Filipe
Moderador
Filipe


Número de Mensagens : 148
Idade : 38
Localização : Fortaleza - Ce
Data de inscrição : 24/03/2008

Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros Empty
MensagemAssunto: Re: Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros   Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros EmptySáb maio 24 2008, 23:55

Olá Thiago. Entendo perfeitamente a tua posição, mas venho defender a minha. Não apenas como moderador, mas também como membro deste e de tantos outros nos quais não tenho a mínima participação a não ser pelas postagens.

1º. Embora exista sim um numero considerável de usuários que fazem o uso consciente da liberdade que poderia ser dada, maior ainda é o número de membros que acabam desobedencendo as regras, e aí começa a bagunça. Por exemplo: o cara acha que o ph deve ter um valor absoluto, assim como já vi em inumeros outros fóruns. Deste modo, a discussão fica até mesmo infrutífera. Atualmente usamos livros como referência para os dados, de pesquisadores que tem grande conhecimento da área, concentrando toda uma vida nos estudos destes animais.

2º. Ainda em decorrencia do primeiro: excessivo trabalho da moderação. Para tu ter uma noção, eu passei um sábado todo editando as galerias, para poder padronizar, sem falar em galerias duplicadas (que já estava aberta, e foi aberta novamente). Imagina então se eu abrir. A bagunça seria grande, e o "trabalho da moderação", de controle, seria demasiado. Tu mesmo pode conferir aqui no fórum os inúmeros erros de escrita, que não deveriam ser aceitos na galeria.

3º. Qualidade do material. Eu recebi algum material, por email (que é o modo dos membros participarem da galeria). Entre eles, muito pouca coisa deu para aproveitar. Me refiro principalmente a fotos, que tem uma qualidade bem questionavel. A idéia é colocar algo que torne realmente perceptível as caracteristicas da espécie.

4º. O que também já havia dito antes: a futura migração das galerias, que hoje estão em páginas do fórum, futuramente serão colocadas em páginas próprias da Internet, das quais apenas os moderadores poderão ter acesso, inclusive para a segurança dos dados pessoais dos mesmos, bem como do material publicado.

5º. A garantia das fontes. Mais um exemplo: essa foto do seu avatar, é sua? Se não, onde está o crédito ao autor da foto? É uma tecla na qual tenho batido direto. A publicação de fotos não autorais devem ser devidamente creditadas, ou ao menos autorizadas pelos autores (nossa galeria tem fotos minhas, do Fernando, e de outros que cederam gentilmente para a nós, como o Daniel "Dansoler", Dennis Quaresma, entre outros que infelizmente não me recordo no momento). Por conveniência ou mesmo por esquecimento, as vezes os verdadeiros autores não são reconhecidos.

E tenho ainda mais uma série de motivos que me fazem acreditar que o modo como está é o mais seguro, tanto para os autores como para os membros que busquem informações.

Caso tenha parecido, deixo claro que minha posição não é arrogante, ou mesmo arbitrária, uma vez que continuo com a enquete aberta para ver a opinião dos demais membros.

Digo e repito que os membros podem participar ativamente da galeria enviando o email para apistobrasil@gmail.com e, se for de seu desejo, terá todos os créditos pela participação.

Espero que entenda a minha posição, mas mantenho a liberdade para ver a opinião dos demais membros.

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
https://apisto-brasil.forumeiros.com
thiagomatosprado
Membro
thiagomatosprado


Número de Mensagens : 21
Idade : 38
Localização : Salvador/BA
Data de inscrição : 11/05/2008

Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros Empty
MensagemAssunto: Re: Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros   Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros EmptyDom maio 25 2008, 01:54

Oi Felipe, vc tem bons argumentos e Tb entendo sua posição visando à ordem, como moderador. Entretanto gostaria de fazer algumas ressalvas, pois acredito que houve certas distorções.

Filipe escreveu:
1º. Embora exista sim um numero considerável de usuários que fazem o uso consciente da liberdade que poderia ser dada, maior ainda é o número de membros que acabam desobedencendo as regras, e aí começa a bagunça. Por exemplo: o cara acha que o ph deve ter um valor absoluto, assim como já vi em inumeros outros fóruns. Deste modo, a discussão fica até mesmo infrutífera. Atualmente usamos livros como referência para os dados, de pesquisadores que tem grande conhecimento da área, concentrando toda uma vida nos estudos destes animais.
Realmente concordo que o risco de virar bagunça existe, mas ele será proporcional à inabilidade dos moderadores de estabelecer regras e fiscalizá-las. Quanto aos debates infrutíferos eles poderão ocorrer, mas fora da galeria, é bastante simples! Esse espaço se reservaria apenas aos membros que quiserem adicionar informações sobre as espécies e com uma fonte segura. A discussão pode ocorrer em outras seções. Analisando bem, o custo benefício torna-se bastante atraente, com o enriquecimento do fórum.

Filipe escreveu:
2º. Ainda em decorrencia do primeiro: excessivo trabalho da moderação. Para tu ter uma noção, eu passei um sábado todo editando as galerias, para poder padronizar, sem falar em galerias duplicadas (que já estava aberta, e foi aberta novamente). Imagina então se eu abrir. A bagunça seria grande, e o "trabalho da moderação", de controle, seria demasiado. Tu mesmo pode conferir aqui no fórum os inúmeros erros de escrita, que não deveriam ser aceitos na galeria.
O argumento de ‘aumentar o trabalho da moderação’ perde veracidade na medida em que se criam novos moderadores, dividindo o trabalho. Aqui cabe ao bom senso perceber que a centralização atrasa e empobrece a discussão.

Filipe escreveu:
3º. Qualidade do material. Eu recebi algum material, por email (que é o modo dos membros participarem da galeria). Entre eles, muito pouca coisa deu para aproveitar. Me refiro principalmente a fotos, que tem uma qualidade bem questionavel. A idéia é colocar algo que torne realmente perceptível as caracteristicas da espécie.
Aqui voltamos à questão do ‘trabalho dos moderadores’, nada que a boa vontade não resolva. Bastaria apagar esses tópicos e justificar (conforme as regras da galeria).

Filipe escreveu:
4º. O que também já havia dito antes: a futura migração das galerias, que hoje estão em páginas do fórum, futuramente serão colocadas em páginas próprias da Internet, das quais apenas os moderadores poderão ter acesso, inclusive para a segurança dos dados pessoais dos mesmos, bem como do material publicado.
Boa vontade amigo. Não sei se entendi bem, mas as futuras páginas da internet podem tranquilamente ter as informações da galeria. É simples atualizá-las.

Filipe escreveu:
5º. A garantia das fontes. Mais um exemplo: essa foto do seu avatar, é sua? Se não, onde está o crédito ao autor da foto? É uma tecla na qual tenho batido direto. A publicação de fotos não autorais devem ser devidamente creditadas, ou ao menos autorizadas pelos autores (nossa galeria tem fotos minhas, do Fernando, e de outros que cederam gentilmente para a nós, como o Daniel "Dansoler", Dennis Quaresma, entre outros que infelizmente não me recordo no momento). Por conveniência ou mesmo por esquecimento, as vezes os verdadeiros autores não são reconhecidos.
Nesse ponto você se confundiu um pouco sobre a lei de direitos autorais. Juridicamente, não é crime veicular ou reproduzir a propriedade intelectual ou artística não identificada que esteja sob domínio público quando não se tem conhecimento de sua autoria, ainda mais quando não há fins lucrativos ou qualquer outro envolvido. O máximo que eu poderia ter feito seria hospedar a imagem com o link original de onde copiei, e assim o fiz. Estou plenamente dentro de minha jurisprudência ao colocar essa foto como avatar. Entretanto entendo sua preocupação e ela seria contemplada ao se colocar um item a respeito nas ‘regras’ da Galeria.

Bom, na forma que vejo, não há razões fortes o suficientes para se manter a galeria fechada à contribuição dos outros membros. Não se trata de créditos ou vaidade, é simplesmente pelo desejo de enriquecer o fórum e melhorar a criação de nossos apistos. Tive plena consciência que possivelmente minha sugestão não seria aceita, felizmente estou satisfeito pela oportunidade de debatê-la e relaxe que não te achei arrogante e sim muito inteligente e dedicado ao forum.

Agora gostaria de ver a opinião dos demais, embora eu saiba que mesmo que a votação chegue a 99% de membros a favor da abertura, esta não ocorrerá. Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Filipe
Moderador
Filipe


Número de Mensagens : 148
Idade : 38
Localização : Fortaleza - Ce
Data de inscrição : 24/03/2008

Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros Empty
MensagemAssunto: Re: Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros   Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros EmptyDom maio 25 2008, 15:18

Votar sim ou não é muito simples.

Por isso gostaria que, ao votar, o membro que o fizer justifique a posição, para ficar mais elucidado sobre seus motivos e poder compreender a real necessidade disso.
Ir para o topo Ir para baixo
https://apisto-brasil.forumeiros.com
GustavoM
Membro
GustavoM


Número de Mensagens : 103
Idade : 37
Localização : Porto Alegre - RS
Emprego/lazer : hidrotécnico
Data de inscrição : 27/03/2008

Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros Empty
MensagemAssunto: Re: Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros   Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros EmptyDom maio 25 2008, 18:38

Olá galera!
Primeiro queria elogiar a posição do Filipe, pois já vi muitos foruns que quando este tipo de coisa acontece, caso as coisas não sigam como a moderação e administração pensa, o tópico acaba sendo trancado e/ou apagado!!

Agora queria dizer que concordo com os dois!! Laughing :confused:
Também acho que se a galeria for aberta pode acontecer alguns problemas e tal, mas acho que isso pode ser meio controlado... tipo, para que o pessoal possa postar tem que falar com a moderação antes, dizer qual ficha pretende postar e passar alguns informações básicas que deva conter as fichas (estas, estipuladas como padrão pela moderação e informadas em um tópico fixo na sala), pois assim já seria um modo de evitar fichas repitidas ou com poucas informações. Só então, a moderação libera para que essa pessoa possa postar um rascunho desta ficha. Caso haja algo muito absurdo ou incorreto a moderação pode debater com o menbro ou interfirir na criação da ficha. Após o usuário ter terminado a devida ficha, ele informa a moderação que ela está terminada e estando tudo ok, a ficha vai para a galeria onde será mantida as fichas e se retira o acesso do menbro a esta sala. Aí caso ele queira postar outra ficha, tudo se repete novamente!
Isso foi apenas uma idéia pensada rápidamente como um exemplo, claro que tudo pode ser pensado com muita calma para que fique algom bem organizado e eficiente!
Ir para o topo Ir para baixo
Filipe
Moderador
Filipe


Número de Mensagens : 148
Idade : 38
Localização : Fortaleza - Ce
Data de inscrição : 24/03/2008

Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros Empty
MensagemAssunto: Re: Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros   Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros EmptyDom maio 25 2008, 20:49

Está aberta a página para a colaboração dos usuários, coisa que na minha visão soluciona o problema.

Agora, respondendo ao Thiago.
Sabe quantos são os moderadores do fórum? 5 (CINCO).

Sabe quantos postam aqui com regularidade? 1 (UM).

Sabe por que? Porque não dá pra passar o dia na frente da tela do computador solucionando os problemas que aparecem aqui. Eu mesmo estou terminando minhas férias, e em breve devo postar uma, duas vezes por semana. Ainda não sei se terei tempo para solucionar os problemas que possam surgir por aqui, e se os outros membros da equipe de moderação me ajudarem, as coisas ficam mais fáceis. Mas eu entendo que todos tem suas ocupações.
Acho que fica claro que não há uma centralização aqui no ffórum, quando o assunto é moderação.
Ir para o topo Ir para baixo
https://apisto-brasil.forumeiros.com
GustavoM
Membro
GustavoM


Número de Mensagens : 103
Idade : 37
Localização : Porto Alegre - RS
Emprego/lazer : hidrotécnico
Data de inscrição : 27/03/2008

Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros Empty
MensagemAssunto: Re: Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros   Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros EmptyDom maio 25 2008, 22:10

Legal... espero que seja bem aproveitado o espaço que vocês puseram a disposição!! :cheers:

Bem, não querendo me meter nestes assuntos de administração, mas já me metendo...
Realemnte, é complicado esse esquema de ter tempo para cuidar disso tudo e tal, mas acho que com o tempo e se a pretensão do pessoal é que o forum cresça, acho que terão que pensar em "recrutar" novos parceiros que tenham mais tempo disponível e que se dedique bastante, para que a coisa evolua com qualidade e tranquilidade!

Espero que não se encomodem com o comentário... Wink

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros Empty
MensagemAssunto: Re: Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros   Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Enquete sobre a abertura da galeria das espécies para a colaboração de todos os membros
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Um pedido aos membros
» boa tarde a todos!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Apisto Brasil :: Sobre o Apisto Brasil :: Comentários e Sugestões-
Ir para: